terça, 19 de setembro de 2017
Início » Geral » Mais Educação vai atender nove escolas em Jaú em 2013

Mais Educação vai atender nove escolas em Jaú em 2013

Gravatar
27/11/2012 às 08h08
Lucenir Pinheiro fala no encontro em Jaú

Lucenir Pinheiro fala no encontro em Jaú

 

Das quatro escolas que atualmente são atendidas Jaú terá nove estabelecimentos de ensino fundamental que terão, em 2013, o programa “Mais Educação”, do Governo Federal. O anúncio foi feito ontem, durante encontro regional na cidade pela consultora técnica do programa do Ministério da Educação, Lucenir de Andrade Pinheiro. O encontro serviu para discutir metas do programa para 2013 e teve a participação de gestores, coordenadores e supervisores de vários municípios do Estado, não só da região de Jaú.Também esteve presente o secretário municipal de Educação, Orivaldo Candarola.
 
“O planejamento é para as adesões das escolas ao programa em 2013, seja para as que já estão ou as que vão entrar agora. Cada uma entra no sistema, cadastra as atividades que pretende desenvolver e a partir daí vão receber os recursos para desenvolver essas atividades no contraturno do horário das aulas”, explicou Lucenir Pinheiro.
 
O “Mais Escola” é um programa federal que visa a manutenção das crianças do ensino fundamental em tempo integral nas escolas. Fora dasaulas normais elas podem desenvolver diversas atividades, de acordo com as opções de cada escola, com os recursos para tanto enviados pelo Governo Federal. Pode ter, por exemplo, judô, circo, fanfarra, acompanhamento pedagógico, ginástica rítmica, jornal escolar, futsal, pintura, hip hop, informática, fotografia, artesanato, canto coral, capoeira, dança, teatro, grafite, recreação, dentre outras. O Governo Federal, através do “Mais Educação”, envie recursos para a compra dos equipamentos necessários e também paga os monitores.
 
“Em Jaú teremos no ano que vem nove escolas, mais que dobrando o atendimento atual que é de quatro escolas”, anunciou Lucenir Pinheiro. Atualmente são atendidas em Jaú pelo programa as escolas “Jayme de Oliveira e Souza” (Jardim São José), “Maria Magalhães Castro” (Jardim Pedro Ometto), “Comendador José Maria de Almeida Prado” (Jardim Nova Jaú) e “Vereador Angelo Ronchesel” (Distrito de Potunduva).
 
No início, o critério para a escola ter o programa “Mais Educação” era o seu baixo desempenho no Ideb (Indice de Desenvolvimento do Ensino Básico). “O Ideb ainda valendo e a escola é incluída nas séries iniciais com nota até 4,2 e nas séries finais com até 3,8. Outro critério é, conforme estabeleceu a presidente Dilma Roussef, de que a escola tenha 50% das crianças atendidas pelo programa Bolsa Família”, explicou a consultora. Lucenir Pinheiro garantiu que existem recursos para garantir o atendimento de 32.075 escolas no ano que vem e com previsão de mais 13 mil escolas no próximo ano. “A meta da presidente Dilma é que chegue a 60 mil escolas atendidas até 2014”, completou Lucenir Pinheiro.
 
O secretário de Educação de Jaú, Orivaldo Candarola, considerou esse programa muito importante. “Nós temos 18 escolas de ensino fundamental no município e a metade delas será atendida pelo programa no ano que vem, com período integral a partir de 2013. Esse é um dado importante que vamos passar para o futuro secretário no processo de transição”, disse Candarola.
 
Hoje, a partir das 8h,no Teatro Municipal Elza Munerato, acontece o 1º Festival Mais Educação, com apresentações dos alunos das quatro escolas deJaú que participam do programa.

 

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados