terça, 21 de novembro de 2017
Início » Geral » Produtors rurais são contra área de proteção ambiental

Produtors rurais são contra área de proteção ambiental

Gravatar
23/11/2012 às 08h04
Agricultores compareceram à audiência pública

Agricultores compareceram à audiência pública

 

Com a presença de um grande público, principalmente produtores rurais, aconteceu ontem na tarde/noite na Câmara de Jaú a audiência pública para apresentação e discussão de um projeto de criação de Áreas de Proteção Ambiental (APAs). O projeto, elaborado pelo engenheiro florestal Amilcar Marcel de Souza, presidente do Instituto Pró-Terra, foi aprovado pelo Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e agora pela primeira vez foi submetido a discussão pelo público em geral.
 
Amilcar de Souza destacou a importância da criação de Áreas de Proteção Ambiental no município para a proteção dos mananciais, visando garantir a produção de água para o abastecimento a população. Conclamou os agricultores a se aliarem nessa luta. “Antes tínhamos racionamento de água por problemas técnicos de distribuição. Hoje temos racionamento pela falta da água. Não se consegue da noite para o dia fazer uma nascente funcionar”, disse o técnico e ambientalista.
 
Para Souza são necessárias algumas ações para que sejam criadas essas áreas de proteção. Primeiramente é preciso que o poder público crie, por decreto, a própria APA; também que sejam elaboradas leis de proteção dos mananciais e que , por último, existam políticas públicas para a proteção dos mananciais. Marcel Souza propôs a criação de um grupo de trabalho envolvendo todos os segmentos.
 
Também falou ao público o secretário do Meio Ambiente de Bauru, Valcirlei Gonçalves da Silva, que destacou a importância das APAs já existentes naquele município.
 
Estavam presentes o presidente da Associcana (Associação dos Plantadores de Cana da Região de Jaú), Eduardo Vasconcelos Romão; o presidente do Sindicato Rural, Rui Pacheco de Almeida Prado; o presidente da Associação Agropecuária da Região de Jaú, João Sergio de Almeida Prado Filho; representantes de diversos segmentos,além dos vereadores Fernando Frederico de Almeida Junior (que presidiu os trabalhos), Carlos Lampião Magon, Ronaldo Formigão, Carlos Alexandre Ramos, Atilio Durval Gasparotto e Tito Coló Neto.
 
A advogada Manoele Krahn, representando o Sindicato Rural e a Associcana, destacou que os produtores rurais estavam todos apreensivos com o que pode acontecer a partir da criação da APA, “já que em Ibitinga foi preciso ação judicial para se conseguir o plantio de cana”. Ela questionou se a criação da área de proteção ambiental seria a solução para o problema do abastecimento de água. “A posição da Associcana e do Sindicato Rural no momento é contrária a criação da APA. É preciso esperar que a nova legislação sobre o código florestal seja melhor estudada”, disse.
 
O presidente da Associcana, Eduardo Romão,que também se manifestou, mostrou o potencial produtivo de Jaú, a quarta região do Estado na produção de cana e a preocupação dos agricultores com o que pode ocorrer a partir da criação da APA. Lembrou que dos 1.200 associados da sua entidade, 80% possuem até 50 hectares de plantio e que poderiam ser prejudicados com as áreas de proteção ambiental.
 

 

2 Comentários(Deixe o seu)

  • joao paulo

    uma vergonha esses agricultores, que so pensam em produzir e acabar com todos os recursos naturais q essa nossa terra tao linda tem, por todo o lugar q vc ve na nossa regiao é essa cana plantada, praticamentos todos os animais q via no passado, nao os vejo mais soltos pela natureza, devido a devastação do seu meio, essas queimadas na casa em qualquer lugar, estao acabando com esse nosso interior, e tudo por causa da ganancia dos produtores rurais e desse sindicato mediocre e diretores que os defendem ainda, alegando q pode produzir mais,, sinceramente, me sinto envergonhado e revoltado da ganancia humana...!!!

  • Rafael

    Caro amigo joão Paulo, que mundinho pequeno sr vive enquanto esses políticos enche suas contas bancarias, esses mesmo que o senhor humilha trabalha e muito para colocar comida na mesa para seus filhos amigo cresça um pouco.

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados