domingo, 17 de fevereiro de 2019
Início » Geral » Banco Itau obtém liminar para furar greve dos bancários

Banco Itau obtém liminar para furar greve dos bancários

Gravatar
21/09/2012 às 08h31

 

Plínio Teixeira Jr.
As quatro agências do banco Itaú em Jaú devem voltar a funcionar normalmente a partir desta sexta-feira por força de liminar concedida pelo juiz Júlio César Marin do Carmo, da 2ª Vara do Trabalho, em ação movida pela assessoria jurídica da instituição na cidade contra a greve dos bancários, iniciada na última terça-feira. Os funcionários das agências locais do Itaú haviam aderido à paralisação nacional da categoria assim como os bancários de outras cinco das sete instituições bancárias presentes na cidade. Os funcionários das duas agências da Caixa Econômica Federal e das duas agências do Bradesco não haviam aderido até ontem ao movimento.
 
O presidente do Sindicato dos Bancários de Jaú e Região, José Antônio Gamba, tomou conhecimento da decisão liminar da Justiça do Trabalho no final da tarde de ontem. E também ontem no final da tarde já estavam sendo retirados os cartazes da greve da frente do Itaú da rua Edgard Ferraz, no centro, por funcionária do serviço de limpeza da agência.
 
Em sua liminar, o juiz determina que o sindicato interrompa qualquer ato capaz de impedir o livre acesso de funcionários e clientes às agências do Itaú na cidade e estipula multa diária no valor de R$ 50 mil por cada agência atingida pelo descumprimento da decisão por parte da entidade de classe.
“É preciso deixar claro que a liminar não obriga os funcionários a retornarem ao trabalho, apenas determina que o sindicato seja impedido de realizar qualquer ação caso eles queiram retornar às agências”, esclarece Gamba. Ele entende, no entanto, que a partir da decisão da Justiça, os responsáveis pelas agências do Itaú ganharam um instrumento de pressão sobre os funcionários que decidirem continuar em greve. Até o final da tarde de ontem, segundo Gamba, apenas o Itaú havia ingressado na Justiça do Trabalho local contra a paralisação da categoria.
 
Quarto dia
A paralisação nacional dos bancários entra hoje em seu quarto dia, e a previsão é de que ela se estenda, no mínimo, até a terça-feira da próxima semana. Não houve ontem retomada das negociações entre a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) e a Fenaban (Federação Nacional de Bancos) em torno da campanha salarial da categoria. “Pelas informações que temos recebido até agora, não existe nem mesmo previsão se as negociações serão retomadas a partir da próxima segunda-feira”, disse Gamba. “Mesmo que eles [os bancos] chamem para negociar na segunda-feira, a contraproposta que eles fizerem terá que ser levada ao comando nacional da greve. Então, pelo menos até a próxima segunda ou terça-feira são mínimas as chances de a greve ser encerrada”. Na tarde de ontem, os sindicatos da Capital realizaram assembléia para avaliar os rumos do movimento. Os bancários reivindicam reajuste de 10,25% (5% de aumento real) e a última contraproposta oferecida pelos bancos foi de 6% (0,58% acima da inflação).
 
De acordo com o divulgado pela Contraf, o número de agências paralisadas chegava a 7.324 em todo o país até ontem. Em Jaú, os bancários cruzaram os braços em 14 das 18 agências das sete instituições presentes na cidade. Os funcionários das duas agências do Bradesco e das duas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) não haviam aderido até ontem ao movimento.
Na região, de acordo com o Sindicato dos Bancários de Jaú, estavam paralisadas até ontem agências nas seguintes cidades: Mineiros do Tietê (Banco do Brasil), São Manuel (Banco do Brasil, HSBC, Santander e CEF), Barra Bonita (Banco do Brasil, CEF, Santander), Bariri (Banco do Brasil, CEF, Santander), Arealva (Banco do Brasil) e Bocaina (Banco do Brasil e Santander).
 
Durante a duração da greve, a Fenaban (Federação Nacional de Bancos) tem orientado os clientes a fazerem suas operações bancárias por meio de caixas eletrônicos, internet banking, móbile banking (banco no celular), e correspondentes bancários (casas lotéricas, agências de Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).
 
 
 
 

 

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2019. Todos os direitos reservados