terça, 20 de agosto de 2019
Início » Geral » Jaú fica acima da média estadual na nota do Ideb

Jaú fica acima da média estadual na nota do Ideb

Gravatar
17/08/2012 às 11h32

 

Mesmo tendo ficado um pouco abaixo do índice obtido em 2009, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Camargo Mello, do Jardim Jorge Atalla, continua sendo a primeira de Jaú no Ideb (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico) relativo a 2011. A média de Jaú entre as quartas séries do ensino fundamental foi de 5,7 o que está 2% acima da meta prevista, mas a Escola “Maria de Lourdes” obteve nota 6,8. A nota de 2009 da mesma escola foi de 7,2. No caso das escolas de 5º a 9º  anos,  que são as estaduais, a maior nota foi da Escola “Dr.Lopes Rodrigues”, com 5,3 acima da média do Ideb para esse nível escolar, estabelecida em 4,4 para 2011.
 
Nas escolas municipais até a quarta série em segundo lugar na nota do Ideb ficou a Escola “Carlota Meira Marsiglio”, do Jardim América, com nota 6,4 e, em terceiro, a Escola “Alvarina Bizarro de Souza”, do Jardim Sanzovo, com 6,3 pontos. Em quarto está a Escola Laudelino de Abreu, da Vila Netinho, com nota 6.0 . Isso significa, segundo os critérios do próprio Ministério da Educação que estas quatro escolas de Jaú atingiram nível de países ricos no ensino, nível de primeiro mundo.
 
Considerando todas as escolas municipais de Jaú com ensino até a quarta série, 12 ficaram acima ou conseguiram obter a média que haviam projetado para 2011. Além das quatro já citadas, aparecem pela ordem de classificação as escolas Dr. Pádua Salles (5,9), Caetano Perlatti (5,9), Lúcia Sampaio Galvão (5,6), Comndador José Maria de Almeida Prado (5,4), Jaime de Oliveira e Souza (5,3), Mário Romeu Pelegrino (5,3), Antonio Waldomiro de Oliveira (4,9) e Vereador Angelo Ronchesel (4,7).
 
Três escolas municipaisde Jaú (Enéas Sampaio de Souza, Helena de Castro Pirágine e Maria de Magalhães Castro) não atingiram a meta que projetaram para 2011.
 
Entre as escolas estaduais que ministram ensino de 5ª a 8ª séries, nove ficaram acima ou dentro da meta projetada. Além da Dr. Lopes Rodrigues, a primeira, também atingiram as metas no Ideb as escolas José Nicolaru Pirágine (4,8), Frei Galvão (4,7), Norma Botelho (4,7), João Pacheco de Almeida Prado (4,5), Túlio Espíndola de Castro (4,5), Dr. Tolentino Miraglia (4,2), Prof. Dr.Benedicto Montenegro (4,1) e Major Prado (3,9), esta dentro da meta que era exatamente 3,9. .
 
Além de cinco escolas estaduais (Álvaro Fraga Moreira, Antonio Terezio Mendes Peixoto, Caetano Lourenço de Camargo, Domingos de Magalhães e Lúcia Sampaio Galvão), a escola “Enéas Sampaio Souza”, que é municipal e funciona no Caic, atendendo as séries finais do ensino fundamental, também ficou abaixo da média projetada.
 
A nota do Ideb estadual para as escolas que são públicas e ministram ensino das séries iniciais do ensino fundamental foi de 5,4. Já para as séries finais, 8º e 9ºano, a média estadual foi de 4,3. Jaú ficou acima das médias estaduais, nos dois níveis de ensino. Nas séries finais a média de Jaú foi de 4,5. Nas séries iniciais, a média de Jaú ficou em 5,7.
 
Só 10 no Brasil
 
De 5.357 municípios brasileiros que tiveram o ensino fundamental avaliado nos anos finais, apenas dez conseguiram “nota” igual ou superior a 6 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2011. A nota 6 foi estabelecida como padrão pelo MEC (Ministério da Educação) de acordo com os índices obtidos com base nas médias dos países ricos da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). 
Nos anos iniciais do fundamental, o número de cidades que atingem a nota 6 sobe para mais de 700 (de um total de 5.227). As capitais de Estado não aparecem em nenhuma das listas. No Ideb de 2011, divulgado nesta terça-feira (14), a nota do Brasil está em 5 no primeiro caso e em 4,1 no segundo - as metas eram 4,6 e 3,9, respectivamente.
 
Veja as cidades com Ideb 2011 maior ou igual a seis nos anos finais
 
UF
Município
Tipo
Ideb 2011
MG
Carvalhópolis 
Pública
6,4
RJ
Cambuci 
Pública
6,4
MG
Arapuá 
Pública
6,2
SC
Piratuba 
Pública
6,1
MG
Coronel Xavier Chaves 
Pública
6
MG
Juruaia 
Pública
6
SP
Jurumirim 
Pública
6
SP
Marapoama 
Pública
6
RS
São José do Inhacorá 
Pública
6
RS
Três Arroios 
Pública
6
 

 

2 Comentários(Deixe o seu)

  • Gustavo

    Gostaria de parabenizar todos os professores da rede municipal pelo trabalho e dedicação junto aos alunos.

  • GAS

    Gostaria de parabenizar todos os professores da rede municipal de ensino.
    Aproveito a oportunidade para também revindicar a verba do FUNDEB, que é de direitos dos professores.

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2019. Todos os direitos reservados