terça, 19 de setembro de 2017
Início » Geral » Mais de 20 mil voltam às aulas na rede pública de Jaú

Mais de 20 mil voltam às aulas na rede pública de Jaú

Gravatar
24/07/2012 às 10h09

 

Cerca de 20,8 mil alunos da rede pública de ensino de Jaú estarão retornando às aulas na próxima quarta-feira (01). São pouco mais de 11,5 mil alunos nas 57 escolas do município e cerca de 9,3 mil nas 12 unidades de ensino da rede estadual. Em todo o estado de São Paulo, serão 4,3 milhões de alunos voltando às aulas nas escolas da rede pública paulista de ensino. Nessas unidades, as atividades escolares só terminarão depois de completados os 100 dias letivos previstos para o segundo semestre, para que se completem os 200 dias letivos do ano determinados pelo Ministério da Educação. Na Diretoria Regional de Ensino de Jaú, que compreende 15 cidades, há 43 escolas estaduais, cerca de 30,5 mil alunos e 1,8 mil professores.
 
Dos alunos que estarão retornando às 57 escolas pertencentes à prefeitura de Jaú, pouco mais de três mil estão matriculados na pré-escola e outros 8 mil nas duas etapas do ensino fundamental. As 13 creches da prefeitura não paralisaram as atividades nesse meio de ano.
 
Com a volta dos estudantes, cerca de 800 professores também estarão retornando às salas de aula nas escolas municipais e 585 nas escolas pertencentes ao Estado em Jaú. Na verdade, para os docentes da rede municipal as férias terminaram no último dia 17, quando eles entraram no período de recesso, ficando à disposição das escolas para reuniões e atividades de planejamento programadas para o segundo semestre letivo pela secretaria municipal de Educação. Uma dessas reuniões foi realizada pela pasta na manhã de ontem com todos os diretores e coordenadores dessas escolas. Nas próximas quinta e sexta-feira os professores municipais participam do Fórum Municipal de Educação, com palestras e oficinas promovidas pela secretaria nos períodos da manhã e da tarde. De acordo com o secretário municipal de Educação, Orivaldo Candarola, mais de 95% dos professores municipais são efetivados pelo município, sendo a pequena parcela restante composta por educadores contratados em caráter temporário
 
KITS
Candarola disse ontem ao Jornal Gente que no primeiro dia do retorno às aulas todos os alunos da rede municipal estarão recebendo os Kits escolares distribuídos pela prefeitura, compostos por 15 itens para os alunos do ensino infantil, 18 itens para os do 1º e 2º anos do ensino fundamental, 17 produtos para os do 3º ao 9º ano do ensino fundamental, e 18 para os atendidos pela EJA (Educação de Jovens e Adultos). A secretaria não informou o valor gasto com os kits, que não incluem os uniformes, entregues pela última vez pela prefeitura em agosto do ano passado, ao custo divulgado de R$ 3,8 milhões.
“A entrega dos Kits de materiais é feita independentemente da condição financeira da família do aluno. A prefeitura oferece condições iguais para todos, que é um dos princípios fundamentais da educação pública”, afirma o secretário.
 
ORIENTAÇÕES
A secretaria estadual de Educação divulgou ontem orientações a alunos e professores da rede estadual para o retorno às aulas.
Dormir mais cedo, organizar um cronograma de estudos e revisar o conteúdo aprendido no semestre anterior estão entre as recomendações da pasta para os alunos retomarem a rotina escolar.
“Voltar às aulas pode ser tão prazeroso e criativo quanto os momentos de descanso, o aluno precisa apenas se comprometer e saber aproveitar as atividades pedagógicas”, afirma Cristina Mabelini da Silva, diretora do Centro de Planejamento e Gestão do Quadro de Magistério da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), da secretaria estadual.
A pasta também destaca a importância, para o professor que estava de recesso, de reorganizar a agenda, fazer uma alimentação balanceada e dormir bem para recomeçar as atividades escolares. “As férias são importantes tanto para o aluno quanto para o docente. Nesse período, ele se renova e volta com disposição para cumprir a tarefa da construção do ser humano de amanhã”, afirma Eliana Pereira, coordenadora do departamento do Centro de Qualidade de Vida da secretaria da Educação.

 

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados