terça, 21 de novembro de 2017
Início » Geral » Licitação para semáforo em vicinal será definida dia 12

Licitação para semáforo em vicinal será definida dia 12

Gravatar
10/07/2012 às 08h12
Passagem de nível onde haverá semáforo

Passagem de nível onde haverá semáforo

 

 
Na próxima quinta-feira as empresas interessadas irão entregar envelopes com as suas propostas à Prefeitura de Jaú para a instalação de semáforo no cruzamento com a ferrovia na vicinal José Maria Verdini. A licitação vem sendo feita através de carta-convite e os envelopes com as propostas devem ser entregues até às 14h deste dia 12.No mesmo dia,às 15h, devem ser abertos os envelopes e conhecida a empresa vencedora.
 
O cruzamento em nível da vicinal bastante movimentada com a ferrovia já deu causa a muitos acidentes e mortes. Embora exista a sinalização na forma da “cruz de Santo André” indicando o cruzamento ferroviário e placa de parada obrigatória, além de alerta de atenção, muitos motoristas invadem os trilhos e são surpreendidos pelas composições ferroviárias.
 
Em meados de agosto do ano passado a secretária de Transportes e Trânsito, Silvia Melges, anunciou a possibilidade de instalação do semáforo com aviso sonoro no cruzamento. Conforme a secretária, a medida cumpre determinação judicial e foram mantidos todos os entendimentos com a ALL (América Latina Logística),  empresa que opera a ferrovia. Um ano depois do anúncio é possível que se tenha a definição da empresa que vai instalar o equipamento.
 
O cruzamento em nível com a ferrovia já teve cancela automática. Ele se fechava quando da aproximação dos trens, impedindo o cruzamento dos veículos que estavam na vicinal. O sistema foi depredado e acabou não sendo reativado pela ALL. O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança ) do Distrito de Potunduva, em todas as suas reuniões mensais tem cobrado uma solução para o local.
 
“Técnicos da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), órgão do Ministério dos Transportes, estiveram na cidade, avaliando as condições do local. Eles concluíram que não deve ser colocada cancela na passagem de nível devido ao grande movimento de veículos. A partir daí a nossa secretaria, para resolver o problema, optou pela sinalização semafórica com aviso de aproximação de trem”, explicou Silvia Melges.
 
O sistema pioneiro a ser instalado, conforme a secretária, terá sensores acoplados aos trilhos da ferrovia para indicar a aproximação de trem e emitir o aviso sonoro aos motoristas que estão trafegando pela vicinal. 
 
Silvia Melges esclarece que tudo será feito as expensas do município. “Quando você tem um cruzamento desse, a jurisdição da via que foi criada por último deve custear a sinalização. Como a vicinal veio depois da ferrovia, a Prefeitura tem que bancar os custos”, observou.
 
 

 

2 Comentários(Deixe o seu)

  • Welinton

    Não como essa secretaria de transpotes não ta querendo fazer uma rotatoria ali no local.
    Mais uma fragilidade e incopentecia da autal administração da cidade. Essa secretaria é uma vergonha essas rotatorias que só piorao o trafego de veiculos sem contar o tanto de lombadas que tem nessa cidade.
    Ela só pensa em obrstruir o transito retardar a passagen. Cade a ALL para discutir sobre esta passaagen. ao ives de gastar dinheiro com semafaro e a ALL faça um viaduto no local... e antes que esta secretaria resolva fazer uma rotatoria ali tambem.

  • Leandro F. mattos

    Este semaforo é uma das revindicação do CONSEG DE POTUNDUVA, e já fizeram uma licitação, agora outra!,será que agora vai ser instalado mesmo?; antes não tinha dinheiro agora tem?, só nos resta é esperar!.

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados