quarta, 19 de junho de 2019
Início » Geral » Aprovado projeto para a volta das sacolinhas no comércio

Aprovado projeto para a volta das sacolinhas no comércio

Gravatar
19/06/2012 às 07h57
J.H. Teixeira

 

Foi aprovado ontem, em urgência e por unanimidade pelos vereadores de Jaú, o projeto do vereador Paulo César Gambarini (PSDB) que obriga os estabelecimentos a oferecer sacolinhas biodegradáveis ou reutilizáveis aos consumidores. O projeto entrou no expediente no dia 28 de maio e, menos de um mês depois, passou pelo exame das comissões e foi votado em plenário.
 
A lei agora aprovada assemelha-se a proposituras já votadas em outras cidades. O autor do projeto justifica que o fim das sacolas plásticas nos supermercados não irá reduzir a poluição ambiental, como é apregoado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados). “Essa justificativa não é aceitável porque centenas de produtos são adquiridos já embalados em material plástico e não se fala em substituir essa tipo de embalagem. No caixa não tem sacolinhas, mas na quitanda do mercado tudo é embalado em sacos plásticos”, disse Gambarini.
 
Para o vereador Ronaldo Formigão(DEM), a campanha contra as sacolinhas plásticas acabou penalizando os consumidores. “Os supermercados deixaram de gastar com esse produto, mas o consumidor tem que comprar sacolas e até mesmo os sacos plásticos para acondicionar o lixo”, disse.
 
Os representantes da Apas devem recorrer contra a vigência da lei.
 
Câmeras
 
Também foi aprovado ontem pela Câmara projeto do vereador Atílio Durval Gasparotto (DEM) que estabelece que a Prefeitura deve colocar câmeras de monitoramento em escolas e creches municipais. Este projeto gerou muita polêmica e acabou sendo aprovado por cinco votos contra quatro. O autor do projeto defende a instalação dos equipamentos para a proteção das crianças.
 

 

10 Comentários(Deixe o seu)

  • Fábio

    Não vou nem me estender no comentário, apenas parabenizar os senhores vereadores por mais uma vez colaborar para a cidade ANDAR PARA TRÁS, como há muito tempo vem acontecendo.

  • Fabiana

    Acho que seria melhor lutar para que os outros setores que
    utilizam sacos e sacolas plástica também fossem
    substituidas por sacos e sacolas de papel, ao invés de
    voltar atrás de uma conquista.
    Isso realmente é andar para trás.

  • João Victor

    O que mais me impressiona são os argumentos. Quanta ignorância. Até parece que Jaú não tem problemas maiores, parece que a educação é de primeira, que temos várias universidades, que a saúde é a melhor do estado... Ao invés de regredir com a proibição das sacolinhas, porque esses senhores "inteligentes" não procuram atrair mais investimentos, facilitar e ir atrás de novas e grandes empresas, universidades, SESC, SEBRAE, SEST/SENAT, Poupatempo, AME, Parque Tecnológico.... Mas não!!!A sacolinha é mais importante! Votam em regime de urgência e unanimidade. ACORDA JAÚ!

  • José ciquieira

    mais que coisa todo mundo sabe que essa sacola é uma desgraça polui tudo vamos acabar com isso gente ninguem vai se promover em cima de sacola pela mor de deus acaba com isso

  • Andre Martins

    Parabens pela aprovação é muito bom ter as sacolinhas de volta, é muito ruim ir aos comercios e não ter sacolinha.
    Ótima decisaõ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • JOSE CARLOS MARTINS

    GOSTARIA QUE OS DONOS DE SUPERMERCADO FICASSEM NA FRENTE DE SUAS LOJAS SÓ PRA VER A FALTA DE RESPEITO QUE TEM COM OS CLIENTES QUE LHE DERAM PREFERÊNCIA...
    PESSOAS QUE NÃO ATENTARAM PARA LEVAR SUAS SACOLAS, LEVANDO AS MERCADORIAS NAS MÃOS LOTADAS E COM OS SAQUINHOS TAMBÉM DE PLÁSTICO PENDURADOS; E ATÉ OS DERRUBANDO AO CHEGAR NO CARRO E TER DE PEGAR A CHAVE NO BOLSO PARA ABRIR A PORTA.
    ABSOLUTA FALTA DE RESPEITO COM SEUS CLIENTES.
    PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE??? QUE NADA...PURA FALTA DE CONSIDERAÇÃO.

    ZÉ CARLOS

  • edson

    Parabens aos vereadores pela decisao...as sacolinhas nao prejudicam em nada perto de outras fontes poluidoras...e outra....nos lixinhos de pia,de banheiro,e outros....as sacolinhas eram usadas para esse fim....e sem elas...teriamos q comprar o que????SAQUINHOS DE PLASTICOS....SO PQ PAGARIAMOS NAO POLUIRIA???...enfim,,,,otima decisao...tem q voltar já....e por favor....sem demagogia....

  • silviano

    fabio,,fabiana e outros,,acho que vcs devem ser donos de supemercado,vcs acham que tirando a sacolinha vai ajudar a naturesa,,sendo que tem saquinhos na quitanda,,garrafa pet,que nunca acaba,cada vez mais tem varios tamanhos,,isso é uma forma do supemercado se livrar de um custo altissimo que tinham com as sacolinhas,,ou realmente vcs acham que eles est~~ao se preocupando com meio ambiente,,,pensam bem né......

  • Ferrari

    Concordo plenamente com os que consideram a necessidade da volta do saquinho plásticos na hora de sair de um estabelecimento carregando desajeitadamente sua "pequena" compra.O que mais vemos nos rios são as garrafas pets, de detergentes e outras porcarias quaisquer. Estes não contaminam o ambiente ?
    Acredito que aqueles que não vão a super mercados sejam favoraveis à abolição do famoso saquinho plastico.

  • joao paulo

    serei rapido e objetivo, acho q em jau e em qualquer parte do universo tem assuntos mais importantes a serem tratados como condição das estradas, ruas e locais onde ainda nem o asfalto chegou, a pobreza existente em qualquer lugar, a saúde precaria do nosso pais, e principalmente educação, porq nos paises DESENVOLVIDOS existem as sacolas e mesmo assim as ruas praças e tudo mais sao limpos? acho q educação e concientização é o que falta em nosso abençoado povo brasileiro

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2019. Todos os direitos reservados