domingo, 20 de outubro de 2019
Início » Geral » Falta de efetivo fecha bases da Polícia Militar

Falta de efetivo fecha bases da Polícia Militar

Gravatar
29/05/2012 às 08h24
J.H. Teixeira
Base Norte, na praça do museu, está fechada.

Base Norte, na praça do museu, está fechada.

 

Faz algum tempo, como já ocorreu no passado, que as bases Norte e Oeste da Polícia Militar permanecem fechadas. O comandante do 27º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Reginaldo de Souza Braga, explicou que por causa da defasagem de efetivo na cidade, o policiamento precisa se ater às prioridades, que no momento são o atendimento das ocorrências nas ruas devido ao aumento de chamadas através do 190 do Copom.
 
A Base Norte está instalada na avenida João Ferraz Neto, junto à praça Luciano Pacheco (Museu Municipal). A Base Oeste fica na entrada do recinto da Expojaú, no Jardim Padre Augusto Sani.  A Base Oeste foi inaugurada em 13 de agosto de 2004, enquanto que a Base Norte começou a funcionar no final de 2005 mas foi inaugurada oficialmente em 13 de março de 2006. Ambas  foram construídas com a ajuda de empresários e da comunidade para descentralizar os serviços policiais e melhorar a segurança da população.
 
Embora o tenente-coronel Braga tenha dito que as bases ficam abertas durante o dia, ontem à tarde nenhuma das duas estava funcionando. A Base Oeste, inclusive, tinha um cadeado no seu portão. Esta, por sinal, muito pouco funcionou como base desde que foi inaugurada. Praticamente só no período da realização da Expojaú é que são vistas ali viaturas e policiais em tempo integral.
 
“Priorizamos os homens e viaturas para atendimento das chamadas pelo 190 em detrimento de deixar um pessoal estático nas bases. Essa situação não é duradoura. Temos a expectativa de aumento do efetivo e assim que isso ocorrer vamos recolocar as bases em pleno funcionamento”, disse o comandante do 27º Batalhão PM.
 
Em 2009, a situação era idêntica. A população reclamou naquela época que a Base Oeste permanecia fechada no início daquele ano. Ficou três meses fechada e só foi reaberta em abril. A explicação, como agora, era a falta de efetivo da Polícia Militar na cidade. À época, a defasagem seria de 20%.
 
“Quando assumi o Batalhão a 1ª Cia PM em Jaú tinha uma defasagem de 30% no efetivo. Hoje reduzimos essa defasagem para 8% a 9%, o que representa cerca de 18 a 20 policiais que nos faltam”, disse o tenene-coronel Reginaldo Braga.O comandante está há um ano à frente do 27º Batalhão.
 
Conforme Braga, assim que o efetivo for completado as bases voltarão a funcionar em tempo integral, mas ele mesmo não tem uma previsão de data para que isso ocorra. “Consideramos que é melhor ficar com os policiais que dispomos nas ruas, em patrulhamento e no trabalho de prevenção do que deixa-los em uma base. Em vez de ficar parado na base, ele está na rua”, diz o tenente-coronel.

 

6 Comentários(Deixe o seu)

  • Andre Valdivia

    Que palhaçada fechar essa base policial, com isso a bandidagem faz festa, com a falta de competencia de nossos orgãos publicos.
    Os bandidos vão ganhar de goleada da policia se as coisas continuarem desta maneira, vão ganhar não, ja estam ganhando, pois todos os dias ocorrem roubos de carros na cidade, todo dia tem assalto a mão armada e sempre no mesmo lugar ( perto do cano Torto),e cadê a segurança do povo?

  • JOSEP CADURA

    Absurdo. O Estado tem o dever de nos garantir a segurança.
    Como pode, bases policiais fechadas por falta de efetivo?
    Onde estão os políticos: prefeito e vereadores que não cobram do nosso Governador solução para o problema? Pelo contrário, ao invés disso, alguns querem criar Guarda compartilhada?
    Isso mesmo, vamos assumindo tudo o que é dever do Estado: saúde, educação, segurança.
    Parabéns!!!

  • JUNIOR DALECOVER

    ISTO É UMA VERGONHA!!!
    VOTEM NO PSDB DO SR. ALCKMIN E SERRA, É ISTO É QUE DÁ!!!
    TODA POPULAÇÃO TEM UM GOVERNO QUE MERECE!!!

  • WAGNER

    Vocês ja precisaram chamar a policia???Cacularam o tempo que demora para uma viatura chagar???Pois é...

  • Marcos

    Posto Policial fechado é o retrato da segurança pública em nossa cidade, ou melhor o retrato da ausência de segurança pública em nossa cidade.

  • Ferrari

    Não é só do PSDB que cabe a culpa, como dito supra, mas cabe muito mais ao nosso governante e auxiliares essa responsabilidade.
    Onde estão ?

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2019. Todos os direitos reservados