terça, 20 de agosto de 2019
Início » Geral » Queda no sistema atrasa emissão d0o Cartão SUS

Queda no sistema atrasa emissão d0o Cartão SUS

Gravatar
16/05/2012 às 07h59
J.H. Teixeira

 

Os segurados do SUS (Sistema Único de Saúde) que tem que providenciar o Cartão SUS para o atendimento na rede conveniada, estão encontrando dificuldade para obter esse documento em Jaú. Embora a Prefeitura tenha divulgado que as pessoas devem procurar as unidades da rede básica para e emissão do cartão, isso na prática não está acontecendo.
 
Elizabete Pelegrin Dias, morada no Jardim Maria Luiza IV, levou sua neta de 14 anos ao médico cardiologista e este pediu vários exames. Um deles tem que ser feito na rede municipal. Ao procurar um PAS para fazer o exame disseram que era necessário ter o Cartão SUS. A adolescente não tinha e a avó tentou providenciar, mas não conseguiu.
 
“Do PAS me mandaram para a Secretaria da Saúde. De lá mandaram eu de volta para o PAS. Fui mandada de novo para a secretaria e de volta para o PAS, sem conseguir nada. Disseram que o sistema (online) caiu e não dá para fazer o cartão. O exame tem uma certa urgência. Como é que fica?”, disse Elizabete Dias.
 
O secretário municipal de Saúde, Abdalla Atique, explicou que com a mudança da Secretaria de Saúde para o prédio do antigo Hospital São Judas Tadeu, o sistema informatizado ainda não está completamente configurado. “O técnico está trabalhando nisso e tudo será resolvido por esses dias. Aí o cartão poderá ser feito novamente”, disse.
 
Uma funcionária da própria secretaria disse que está se improvisando um meio para que as pessoas tenham o Cartão SUS. Elas preenchem um formulário no PAS que é remetido à secretaria, onde se providencia o contato online com o Ministério da Saúde, emite-se o cartão e ele é enviado ao PAS.
 
“Como faz uma pessoa que não pode pagar?”, questionou Elizabete Dias. Ela foi orientada a procurar a Secretaria de Saúde que o seu caso seria resolvido e a neta poderia ter o cartão e fazer os exames necessários.
 

 

Um comentário(Deixe o seu)

  • Hilda

    Um absurdo isso, pois esse cartão é emitido na hora, só o profissional ter senha de acesso do Data Sus...é feito na hora!!!!

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2019. Todos os direitos reservados