segunda, 17 de fevereiro de 2020
Início » Esporte » XV quer ter Kazu de volta para encerrar carreira onde começou

XV quer ter Kazu de volta para encerrar carreira onde começou

Gravatar
09/11/2010 às 08h13
Paulo César Grange - Ass. XV de Jaú

O presidente do XV de Jaú, José Construtor, foi entrevistado nesta segunda-feira por uma equipe do jornal japonês The Nikkan Sports News. A repórter Eliza Otsuka e o fotojornalista Inácio Teixeira chegaram ao Jauzão por volta das 12h30 para falar com o dirigente do Galo sobre convite formalizado no ano passado para que o Kazu, ex-jogador do XV e hoje no Yokohama, encerrasse sua carreira em Jaú.

Kazu está prestes a completar 44 anos e terá seu contrato encerrado no fim deste ano. O atleta, segundo o pai dele, Naya, que passou pelo Jauzão no fim de outubro, negocia a renovação do contrato para continuar atuando no futebol japonês. Naya, no entanto, confirmou que Kazu quer jogar no XV de Jaú, nem que seja para fazer o jogo de despedida da carreira.

Essa passagem de Naya pelo Jauzão fez ressurgir a história do convite feito pela diretoria do XV a Kazu, ocorrida em dezembro de 2009, quando o jogador passou pelo estádio e treinou um dia na visita que fez a amigos em Jaú. Na época, Kazu informou que seu clube não o liberou do comprimento do contrato, por isso não poderia jogar pelo Galo em 2010.

A direção do jornal The Nikkan Sports News enviou a Jaú uma jornalista especialista no Galo. Eliza diz que veio a Jaú em muitas oportunidades para fazer matérias sobre o intercâmbio do XV com o Japão.
No início dos anos 90, por exemplo, Eliza chegou a almoçar no refeitório do Estádio e chegou a pagar uma Coca-Cola ao volante Edmilson, quando o atleta ainda era juvenil no XV. Edmilson foi negociado com o São Paulo em 1994 e fez carreira na Europa, inclusive chegando à Seleção Brasileira.

Construtor
Na entrevista realizada com o presidente do XV nesta segunda-feira, a repórter quis saber se o convite para que Kazu jogue pelo Galo continua valendo. Construtor confirmou que sim. “O convite está de pé para ele jogar mais um ou dois anos. As portas estão sempre abertas para ele e temos orgulho de receber o Kazu novamente aqui.”
O presidente do XV confirmou que espera Kazu para o fim deste mês ou início de dezembro em Jaú. Os dois deverão visitar a Federação Paulista de Futebol (FPF).

Construtor contou à repórter que conheceu Kazu quando “ele ainda era franzino, mas muito cheio de vontade”. Na época em que o jogador japonês veio aprender a jogar bola em Jaú, profissionalizando-se tempo depois pelo XV, o hoje presidente do Galo era torcedor e colaborador do clube.

“O Kazu mostrou um futebol alegre, partia pra cima do adversário e ficou marcado em Jaú e na região”, relembra Construtor, contando que o jogador do Japão chegou a ganhar a posição no ataque do Galo, formado na época por dois jogadores de talento, como Antonio Carlos e Cilinho. Depois que deixou o XV, Kazu jogou no Coritiba (PR) e no Santos (SP).

Construtor falou da importância de Kazu para o XV, considerado um celeiro de craques. Ao revelar Kazu para o futebol, o XV passou a ser mais conhecido no Japão do que times grandes do Brasil. A camisa oficial do XV vendia aos montes nas terras do oriente. O XV passou a ser “o time do Kazu” a partir daí.

Na entrevista ao jornal japonês, o dirigente do Galo falou de vários assuntos, como questões administrativas do clube, lei do passe e posou para fotos para a publicação. Destaque para a foto na placa que lembra Kazu como cidadão jauense e como colaborador das obras de construção do centro de treinamento do Jauzão.
Kazu fez sucesso no XV e chegou a marcar gols em equipes grandes, em um deles garantiu a vitória ao time jauense. Segundo a revista dos 82 anos do XV, ele foi lançado no time em 1985, quando Zé Duarte era o treinador. Em 88, foi vendido ao Santos FC, no qual também fez história.

 

Mais sobre: XV de Jaú

Nenhum comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados