segunda, 17 de fevereiro de 2020
Início » Economia » Roteiro turístico no Tietê começa a operar em janeiro

Roteiro turístico no Tietê começa a operar em janeiro

Gravatar
25/10/2011 às 08h08
J.H. Teixeira
Ancoradouro em construção no Parque Frei Galvão

Ancoradouro em construção no Parque Frei Galvão

O roteiro turístico pelo rio Tietê, partindo de Barra Bonita, passando por Jaú e seguindo até Ibitinga, deve entrar em operação em janeiro de 2012. O ancoradouro, no Parque Frei Galvão, distrito de Potunduva, está em construção numa parceria entre o próprio condomínio, a Prefeitura de Jaú e a Companhia de Navegação Fluvial Médio Tietê. No último domingo, o prefeito Osvaldo Franceschi Junior (PV), o sub-prefeito de Potunduva, Paulo Vitório, e o síndico do Parque Frei Galvão, Luiz Fernando Bassan César (Zuca) estiveram visitando o local.

Edson Palmezan, um dos diretores da companhia de navegação, disse que o roteiro será iniciado em janeiro mas ainda não será completo. “Pretendemos começar em janeiro fazendo a ligação Barra Bonita-Jaú e vice-versa. Isso porque nessa época as eclusas do Tietê estão fechadas para manutenção e não será possível fazer a viagem até Ibitinga porque há a eclusa de Bariri no meio do caminho”, disse.

O prefeito Franceschi disse que as obras do ancoradouro começaram há cerca de um mês, quando o governador Geraldo Alckmin esteve visitando Barra Bonita e assumiu compromisso de asfaltar a ligação do distrito até o Parque Frei Galvão, numa extensão de cinco quilômetros. “O ancoradouro está adiantado. Falta ligar a energia elétrica e fazer o acabamento. É um trabalho conjunto da Prefeitura, do Parque Frei Galvão, dos irmãos Palmezan. Vamos incrementar o turismo religioso e de negócios através do rio Tietê”, destacou o prefeito.

O primeiro trecho da estrada já será asfaltado pela Prefeitura. É um trecho que vai do cemitério do distrito até o final da favela da Cachoeirinha, onde existe um córrego na baixada. Dali em diante há a promessa de asfaltamento pelo Estado.

“O que estamos fazendo é nada mais do que conciliar essa história de Frei Galvão com o parque que recebe o seu nome, com o turismo de negócios da Capital do Calçado Feminino. O prefeito Franceschi sempre incentivou esse trabalho. A partir da inclusão da iniciativa privada, através da empresa dos irmãos Palmezan, estamos caminhando para que tudo dê certo. A obra está em andamento e estamos trabalhando de forma acelerada para que esse projeto se torne realidade no início de 2012”, disse Zuca Bassan César.

Edson Palmezan esclarece que a parceria vem de uma conversa de algum tempo. O projeto, segundo ele, prevê a saída de Barra Bonita, com a embarcação atracamento no porto do Parque Frei Galvão. Dali, os turistas seriam levados para a cidade, onde conheceriam fábricas de calçados e visitariam os shoppings de calçados; conheceriam os casarões do centro da cidade e a história de João Ribeiro de Barros. Os visitantes pernoitariam em Jaú, no dia seguinte voltariam ao Parque Frei Galvão, embarcando para Ibitinga para o pólo de bordado.

“Inicialmente o roteiro será Barra-Jaú porque em janeiro as eclusas estarão fechadas para manutenção. O turista sai da Barra Bonita e vai para Jaú. Tem também o inverno, com o turista chegando de ônibus em Jaú, visitando a cidade, os shoppings de calçados e depois seguindo para o parque Frei Galvão e indo para Barra Bonita de navio”, explica Edson Palmezan

O protocolo de intenções entre a Companhia de Navegação Fluvial do Médio Tietê, a Secretaria de Cultura e Turismo de Jaú, o prefeito Osvaldo Franceschi Junior e o Parque Frei Galvão, está caminhando bem, segundo Palmezan. “Logo estaremos produzindo os panfletos sobre esse roteiro e fazendo a sua divulgação em nível nacional”, completa Palmezan.
 

Um comentário(Deixe o seu)

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2020. Todos os direitos reservados