terça, 19 de setembro de 2017
Início » Economia » Comércio deve contratar 500 temporários em Jaú

Comércio deve contratar 500 temporários em Jaú

Gravatar
16/10/2012 às 08h01

 

O comércio já deu a largada às contratações temporárias mirando o aumento das vendas em razão das festas de final de ano. A estimativa do Sindicato do Comércio Varejista de Jaú é que essas contratações, que já começaram, fiquem no mesmo nível do final do ano passado, com a abertura de cerca de 500 vagas.
Além de uma boa oportunidade para quem está desempregado, essas contratações de final de ano podem se transformar  também em oportunidade de efetivação no emprego.
De acordo com o presidente do sindicato dos lojistas, José Roberto Pena, entre 20% a 30% dos temporários acabam sendo efetivados na vaga. “É preciso que a pessoa demonstre iniciativa e interesse em se efetivar no emprego”, explica Pena, acrescentando que os setores de comércio e serviços da cidade vêm se ressentindo da falta de mão de obra qualificada. “A gente recebe currículos durante o ano todo, e quando chega nesse período de aquecimento das vendas, selecionamos de acordo com o perfil da pessoa e das necessidades de momento das lojas”. Proprietário das duas lojas Vestille e da Imperial Modas, ele diz que pretende fazer entre 10 a 12 contratações temporárias até dezembro.
“A grande maioria das contratações realizadas pelo comércio nesses meses é de pessoas que estão ingressando no primeiro emprego, então é preciso que as contratações sejam antecipadas para setembro e outubro para que dê tempo de treinar e orientar essas pessoas antes do início do horário estendido de funcionamento do comércio, em dezembro”, afirma.
Penna aposta num aquecimento das vendas em função das festas de final de ano em torno de 10% em comparação com o ano passado. “Tivemos um primeiro semestre difícil esse ano, mas o segundo semestre já vem mostrando melhoria em relação às vendas do ano passado nesses mesmos meses”, compara.
Com a mesma projeção de aumento nas vendas no período, o gerente da Lojas Silva, no Centro, Luiz Tonon, já contratou dois temporários no começo do mês e pretende contratar pelo menos mais três até o final de novembro. Segundo ele, essas contratações vão representar um aumento de 30% no quadro de funcionários da loja. Acredito que vamos ficar na média [de contratações de temporários] dos anos anteriores. Mas se em dezembro houver necessidade, podemos contratar também mais um auxiliar”, diz Tonon.
Quem também já deu início à contratação de temporários foi a loja A Barateira, onde a gerente Aline Fernanda Asolotti Soreno afirma que nesta época costuma trabalhar com pelo menos 15 funcionários, contra nove em outros períodos do ano. “Já pegamos três temporários no início do mês e pretendemos chamar pelo menos mais três até o início de novembro. A maioria dessas pessoas chega aqui sem prática no comércio, então é preciso começar a contratar agora para dar tempo de treiná-las para o período mais acentuado das vendas, a partir da segunda quinzena de novembro”, explica a gerente.
Segundo ela, a maioria das pessoas utiliza a primeira parcela do 13º salário para antecipar as compras de Natal, principalmente os presentes. “É um dinheiro extra que acaba sendo direcionado, na maioria das vezes, para a compra dos presentes da família”, afirma ela, que tem expectativa de aumento em torno de 15% nas vendas da loja em comparação ao mesmo período do ano passado.
Sobre a permanência dos temporários que estão sendo contratados agora, Aline diz que, todo ano, a loja sempre acaba efetivando alguns desses funcionários.

 

Um comentário(Deixe o seu)

  • Sandro

    As pessoas que buscam oportunidades de novos campos de trabalho, como comércio, no segmento de vendas, deve observar a oportunidade de novos horizontes de trabalho. As oportunidades temporárias, sempre foram boas, pois, podemos falar em efetivações nos postos de trabalho. Para essa efetivação é importante que a pessoa, tenha dedicação e determinação para conquistar a vaga. O mercado sofre com a falta de profissionais qualificados, e essas oportunidades de final de ano, são boas para a captação de novos profissionais e principalmente aqueles que procuram o primeiro emprego. Então vamos lá pessoal.

    Sandro da H

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados